sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

‘O Semeador’deve tornar-se símbolo de Nova Mutum

PUBLICIDADE

A figura de um homem com aproximadamente 4 metros de altura, esculpida em ferro e cimento, localizada em frente ao Paço Municipal de Nova Mutum deve tornar-se um símbolo do município. Trata-se do “Semeador”, figura de uma parábola bíblica, cujo texto assemelha-se com a história das pessoas que escolheram Nova Mutum para viver.

A parábola é encontrada em Mateus 13:1-23, Marcos 4:1-20 e Lucas 8:4-15 e fala de um fazendeiro que lançou sementes em vários lugares com diferentes resultados, dependendo do tipo do solo. A história em si é simples: “Eis que o semeador saiu a semear. E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho; foi pisada e as aves do céu a comeram. Outra caiu sobre a pedra e tendo crescido, secou por falta de umidade. Outra caiu no meio dos espinhos e, estes, ao crescerem com ela, a sufocaram. Outra, afinal, caiu em boa terra; cresceu e produziu a cento por um”.

“A semente é a palavra de Deus. A que caiu à beira do caminho são os que a ouviram; vem, a seguir, o diabo e arrebata-lhes do coração a palavra, para não suceder que, crendo, sejam salvos. A que caiu sobre a pedra são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria; estes não têm raiz, crêem apenas por algum tempo e, na hora da provação, se desviam. A que caiu entre espinhos são os que ouviram e, no decorrer dos dias, foram sufocados com os cuidados, riquezas e deleites da vida; os seus frutos não chegam a amadurecer. A que caiu na boa terra são os que, tendo ouvido bom e reto coração retêm a palavra; estes frutificam com perseverança”.

O trabalho do semeador é colocar a semente no solo. Uma vez que se a semente for deixada no celeiro, nunca produzirá uma safra, por isso seu trabalho é importante. Mas a identidade pessoal do semeador não é. O semeador nunca é chamado pelo nome nesta história. Nada é dito sobre sua aparência, sua capacidade, sua personalidade ou suas realizações. Ele simplesmente põe a semente em contato com o solo. A colheita depende da combinação do solo com a semente.

De acordo com o prefeito Adriano Pivetta, Nova Mutum é um município formado por migrantes que vieram para lançar suas sementes. “A figura do Semeador é uma foram de fazer com que as pessoas lembrem que tudo o que plantamos com amor, dedicação, confiança e fé, pode produzir frutos. Muitas vezes a colheita desse plantio não será feita por nós, mas será feita por nossos filhos e pelas gerações futuras”, disse.

A escultura já está em fase final de construção e está sendo feita pelo artista Nelson Piga, de Nova Mutum. O Semeador já chama a atenção pela sua imponência e deverá ser um dos principais atrativos do parque em será transformada a área ao longo do Córrego Bujuizinho, na região central da cidade.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Apreendida madeira e trator usado para desmatamento ilegal no Nortão

Equipes da Sema de Guarantã do Norte e Polícia...

Nova Mutum: ‘famílias na praça’ neste sábado é na praça das Palmeiras

A nova edição do "Famílias na Praça" para alegrar...

Juara destina R$ 4 milhões para materiais e restauração de órgãos públicos

O processo licitatório estimado em R$ 4,7 milhões visa...
PUBLICIDADE