PUBLICIDADE

Núncio que inaugurou Catedral de Sinop é 1º cardeal escolhido por Papa Francisco

PUBLICIDADE

O núncio apostólico, Dom Lorenzo Baldisseri, que no Brasil foi o “embaixador do Vaticano” e esteve em Sinop, em 2007, inaugurando a Catedral Sagrado Coração de Jesus, é o primeiro cardeal escolhido pelo Papa Francisco. A revelação foi feita, hoje, pelo arcebispo brasileiro Dom Odilo Scherer. Ele confirmou que, na quarta-feira, pouco depois da eleição, o Papa Francisco voltou para a Capela Sistina, já vestido com as roupas papais, pegou seu solidéu vermelho, usado até pouco antes como cardeal, e colocou na cabeça de Dom Lorenzo, que é secretário do colégio cardinalício, surpreendendo vários cardeais. Era um costume que havia na igreja o novo papa nomear um cardeal como um de seus primeiros atos. Porém, o papa João Paulo VI não fez, nem os demais, explicou Dom Odilo, ao G1.

Baldisseri participu da missa celebrada ontem, pelo Papa Francisco, na Capela Sistina, junto a todos os cardeais, usando o solidéu vermelho. “Ele é um cardeal anunciado. Pela normalidade, no próximo consistório ele será o primeiro nomeado”, acrescentou Odilo.

Em 9 de setembro de 2007, o núncio Dom Lorenzo Baldisseri, foi a principal autoridade da Igreja Católica na solenidade de inauguração da Catedral de Sinop. Conforme Só Notícias informou, na época, ele fez a bênção das portas, do altar, das cruzes e entregou as chaves da catedral ao bispo Dom Gentil Delazari. O núncio, em seu discurso, elogiou o empenho “dedicação, amor, carinho de todos os irmãos que muito trabalharam para edificar esta Casa do Senhor e apresento-lhes uma saudação especial do Santo Padre, Bento 16”, declarou, fazendo agradecimento a acolhida da população e elogiando “as belezas desta cidade”.

O núncio também fez menção especial ao padre João Salarini, que muito trabalhou pela construção da catedral e faleceu dias antes da inauguração. No sermão, na santa missa, ele também lembrou o primeiro bispo de Sinop, Dom henrique Froelich, falecido há cerca de 12 anos.

Dom Lorenzo (esq) e Dom Gentil em Sinop, em 2007, inaugurando a Catedral (foto: Só Notícias/Marcilio Azevedo)

Leia ainda
Jesuítas em MT se emocionam com escolha do Papa Francisco

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Boletim aponta 39 mortes por dengue em Mato Grosso e 12 por chikungunya

O último boletim epidemiológico divulgado pela secretaria estadual de...

Veículos ficam danificados após colisão em cruzamento em Sorriso

Dois veículos ficaram bastante danificados após colidirem no cruzamento...

Apostadores de Sinop e Sorriso ganham prêmio na Quina

Dois apostadores de Sinop e Sorriso acertaram, ontem à...

Caminhão tanque bate em árvore em rodovia em Mato Grosso

O acidente com o caminhão tanque carregado com resíduos...
PUBLICIDADE