O número de queimadas urbanas caiu quase 50% em Nova Mutum, com relação ao ano passado. De acordo com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Francisco Moraes, essa redução é resultado da campanha maciça de conscientização que a secretaria tem feito, até mesmo antes do período de proibição determinado pela Secretaria do Estado de Meio Ambiente (Sema), que começou no dia 15 de julho.
Os trabalhos preventivos são feitos pelas secretarias Municipais de Agricultura e Educação, e as ações intervencionistas pelos bombeiros, Polícia Militar e Secretaria de Obras. O comandante do Corpo de Bombeiros de Nova Mutum revelou ao Só Notícias que o número de queimadas urbanas está diminuindo. No ano passado, foram atendidos 23 focos de janeiro a junho e neste ano, foram apenas 10.
Até o dia 15 de outubro são proibidos quaisquer tipos de queimadas, devido o período de seca e fortes ventos, que contribuem para o alastramento do fogo, dificultando o controle, além da fumaça. Neste período é registrado um elevado aumento no número de queimadas em todo o Estado.
As queimadas urbanas também são proibidas em Nova Mutum por uma lei complementar municipal e podem resultar em multas e prisão.