sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Número de queimadas aumenta em sete meses no Mato Grosso

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza (foto: divulgação/arquivo)

O número de queimadas registradas pelo Corpo de Bombeiros teve aumento, de janeiro a julho. Segundo o levantamento da instituição, no comparativo com o mesmo período de 2019, o crescimento foi de 4,6%. Já na média dos últimos dez anos (2010 a 2019), o aumento foi de 34,9%.

No ranking de focos de calor, Mato Grosso ficou em primeiro lugar, em números absolutos. Segundo o Corpo de Bombeiros, o Estado registrou 9,1 mil queimadas, nos primeiros sete meses. O segundo colocado é o estado do Tocantins, que registrou 3,4 mil, no mesmo período. O levantamento aponta ainda que Mato Grosso é o segundo colocado no número de focos por quilômetro quadrado, com taxa de 10,1. O primeiro neste ranking é o Tocantins, com taxa de 12,5.

Nos primeiros sete meses, Poconé, na região pantaneira, foi a cidade de Mato Grosso que mais registrou focos de calor: 393, no total. Em seguida, aparecem Cáceres (143), Tangará da Serra (120), Gaúcha do Norte (109), Santo Antônio do Leverger (87), Paranatinga (74), Colniza (72), Campinápolis (68), Barão de Melgaço (65) e Nova Maringá (64).

A maioria das queimadas foi registrada pelos bombeiros em áreas privadas, 83%, no total. O restante ocorreu em áreas indígenas (10%), assentamento (3,8%) e unidades de conservação (2,2%). O bioma mais atingido foi o amazônico, que registrou 55,2% das queimadas, seguido pelo Cerrado (31,7%) e Pantanal (6,8%).

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Homem morre após cair de moto em Sorriso

Willians Roberto Prates da Silva morreu esta manhã em...

Prefeitura contrata show da cantora Paula Fernandes para reveillón no Nortão

A prefeitura de Santa Carmem (35 quilômetros de Sinop)...
PUBLICIDADE