A Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde registrou redução no número de notificações de casos de dengue no município. Porém, a Vigilância em Saúde continua em alerta e ressalta a importância da população no combate ao mosquito transmissor da doença.
Dados do órgão, referentes a fevereiro, revelam que o número de notificações de casos de dengue diminuiu significativamente em comparação a janeiro. De acordo com o relatório, até quarta-feira (23) foram registradas sete notificações, contra 28 notificações e cinco casos confirmados.
De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde, Barbara Marconi, aparentemente a situação esta sob controle, porém, o combate a dengue depende de trabalho diário realizado em parceria com a população. Ela explica que em comparação a 2009, o número de notificações e casos confirmados em 2010, diminuiu significativamente. Segundo o relatório, em 2009, foram registradas
1.053 notificações e 504 casos confirmados, contra 579 notificações e 316 casos confirmados no ano passado.
Apesar da queda, Barbara revela preocupação em relação ao índice de infestação predial. Segundo ela, em 2010, o índice estava em torno de 0,58%, ou seja, a cada cem imóveis, 58 possuíam um foco. Este ano o índice está em 1,91%, isso significa que a cada casa visitada foram encontrados quase dois focos.
A coordenadora explica ainda que independente dos resultados, o trabalho continua. Segundo ela, cada agente de endemias visita aproximadamente mil casas por mês e além da inspeção, a vigilância criou o serviço de Disque Denúncia em que a população pode denunciar a existência de possíveis focos.