Caiu 24,5% o número de óbitos em acidentes no primeiro semestre deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado — passando de 53 para 40 ocorrências fatais. Os dados são da concessionária Nova Rota do Oeste e compreende o trecho entre Sinop a Itiquira (850 km).
A concessionária aponta ainda que houve redução em trechos que já estão com obras de recuperação de pista e de duplicação. “A análise dos dados mostra uma redução expressiva em regiões com obras em andamento, como Nova Mutum, Vera e Sinop, que passam por duplicação da BR-163 e manutenção do pavimento. O mesmo cenário é observado na Rodovia dos Imigrantes, em Cuiabá e Várzea Grande, que também está em obras e não teve nenhuma ocorrência fatal em 2025”, avaliou a gerente de Eficiência Operacional, Bárbara Nathane.
Na Serra de São Vicente, não houve registros de óbitos no ano. A concessionária ressaltou que a melhoria na segurança é atribuída às ações do programa Pare pela Vida, promovido em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, com foco na fiscalização do sistema de frenagem de veículos de carga.
“A campanha de monitoramento existe desde 2023 e busca orientar os motoristas de forma humanizada sobre a importância da manutenção veicular, especialmente dos freios”, explica Bárbara.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.