O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (Nupemec/TJ) realiza hoje, às 19h, o I Simpósio de Mediação na Comarca de Sinop. A palestra é voltada para advogados e será realizada no auditório da Sexta Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT).
O simpósio inicia com o tema “Marco Legal da Mediação e Novo Mercado de Trabalho” para os Advogados, que será ministrado pelo presidente da Comissão Estadual de Mediação da OAB-MT, João Moreschi. O painel terá como debatedoras as juízas Cristiane Padim, coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc) de Juína, e a coordenadora do Cejusc de Sinop, Débora Roberta Pain Caldas.
O segundo painel, a partir das 20h, terá o tema “A Importância do Advogado Para a Mediação Judicial”, que será ministrado pela vice-presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Clarice Claudino da Silva, que é presidente do Núcleo. Os debatedores serão o presidente da Sexta Subseção da OAB Sinop, Felipe Guerra, e o presidente da Comissão de Direito Processual Civil, João Paulo Avancini Carnelós.
Para a desembargadora Clarice Claudino, a parceria entre o Núcleo e a OAB é importante, pois à medida que os advogados vão se inteirando melhor do tema mediação, eles vão se sentindo mais a vontade para participar das atividades dos Cejuscs. “O simpósio é também uma oportunidade para falarmos da nova Lei da Mediação, que está em vigor. Quanto mais divulgarmos, melhor”.
Ela ressalta que assim que a temática mediação começou a ser difundida e utilizada, houve uma certa resistência por parte dos advogados, que agora estão entendendo melhor a proposta e vendo que a mediação abre um mercado novo para advocacia, que precisa se preparar para este momento. “Por estas razões procuramos estabelecer parcerias como esta. A própria Associação Mato-grossense de Magistrados está se preparando para oferecer cursos e a Escola Superior da Advocacia também, para que este tipo de capacitação passe a ser uma constante na vida dos advogados”, observa a vice-presidente do TJMT.
A coordenadora do Cejusc de Juína, juíza Cristiane Padim, destaca que o evento terá como foco os profissionais da área jurídica, além de acadêmicos de Direito das faculdades locais. “O simpósio tem o objetivo de fomentar a utilização dos métodos adequados de solução de conflitos, notadamente a mediação e a conciliação, com ênfase para as inovações no Novo Código de Processo Civil, em vigor a partir de março de 2016”.