A Gerência de Fiscalização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), comemorou na primeira semana de agosto, a chegada de quatro novos veículos exclusivos para o setor. Os automóveis devem reforçar as ações de fiscalização do exercício profissional em toda capital, baixada cuiabana e interior.
De acordo com o presidente do Crea-MT, Juares Samaniego, com os novos veículos, a fiscalização será ampliada. "O setor possui todo o Mato Grosso para fiscalizar, o que necessita de transporte novo e um número maior de veículos. As inspetorias do interior já possuem veículos e a capital precisava de um reforço. Estamos trabalhando para implementar a fiscalização do Crea tanto em infraestrutura quanto em tecnologia", garantiu o presidente.
A aquisição dos novos veículos, modelo Uno, foi realizada com recursos próprios. Dois carros ficam na capital e dois serão enviados para o interior.
O Crea-MT utiliza duas formas de fiscalização: orientativa ou preventiva, que é praticada no sentido de orientar e informar aos profissionais e empresas, criando condições para que a situação seja regularizada sem punições. A outra fiscalização é punitiva, utilizada quando se esgotaram as possibilidades de orientação e negociação. Inicia-se com a aplicação de multa.
Para o Crea-MT a fiscalização é extremamente necessária, pois beneficia tanto os profissionais fiscalizados, quanto a sociedade que utiliza esses serviços. Ao efetuar a fiscalização do exercício profissional, o Crea impede a atuação de leigos, garantindo o mercado de trabalho para os profissionais legalmente habilitados. Para a comunidade, a atuação do Conselho significa segurança e qualidade nas obras e serviços prestados.