PUBLICIDADE

Novos policiais vão reforçar policiamento na fronteira de Mato Grosso

PUBLICIDADE

Trinta e um novos policiais vão integrar o Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron). O reforço faz parte das medidas estratégicas de segurança pública anunciadas pelo governador Pedro Taques. O aumento de efetivo na fronteira já está garantido para o próximo mês e vai abranger os 983 quilômetros de fronteira entre o Brasil e a Bolívia. "Melhorar a estrutura do Gefron é uma promessa de campanha do governador e faz parte da linha estratégica da Secretaria de Estado de Segurança Pública", disse o comandante do Gefron, tenente coronel Jonildo José de Assis.

O número de policiais atuando na fronteira é o maior desde o início das atividades do grupamento, em 2002, afirma o comandante. "Fui capitão do Gefron e nunca conseguimos passar a marca de 100 homens no Gefron. Hoje com este reforço, estaremos atingindo 135 homens".

Destinado a preparar os novos profissionais para as especificidades do trabalho na fronteira, o curso de policiamento na fronteira (CPFron) começou, ontem, e segue até 24 de novembro. Ao todo, farão parte do curso de policiamento na fronteira 41 policiais, sendo 31 recém formados e 10 que já atuam no grupamento.

O treinamento é constituído de aulas práticas e teóricas, com disciplinas especializadas de fronteira. Na aula inaugural, o primeiro comandante da Tropa, coronel PM Leovaldo Salles, ministrou palestra sobre a história e a atuação do grupamento. "Hoje o Gefron é uma unidade de referência nacional. Quando implantamos o Gefron, a realidade era outra. As pessoas saíam daqui porque não dava para produzir. Eram roubadas, tinham suas propriedades invadidas. O Gefron mudou esta realidade".

O secretário adjunto de Integração Operacional da Sesp, Rhaygino Setúbal, disse que a chegada de novos policiais ao Gefron representa mais segurança e mais combate ao tráfico de drogas. "Acreditamos que, reforçando nossas ações na fronteira, teremos uma diminuição da criminalidade em Cuiabá e em todo o Estado".

A solenidade de abertura do curso de policiamento de fronteira foi realizada na Unemat, em Cáceres, e contou com as presenças do comandante do 6º Comando Regional, tenente coronel PM, Carlos Eduardo Pinheiro da Silva, da delegada regional de Cáceres, Cinthia Gomes da Rocha Cupido e do promotor do município, Kledson Dionysio de Oliveira e autoridades locais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sete vítimas de acidente com ônibus em Mato Grosso recebem alta hospitalar

Sete vítimas do grave acidente de trânsito registrado na...

Sinfra libera parcialmente tráfego de rodovia Cuiabá-Chapada após deslizamento na pista

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) informou...
PUBLICIDADE