O defensor geral de Mato Grosso, Djalma Sabo Mendes Júnior, confirmou hoje que os 25 novos defensores que ingressarão no serviço público – mediante concurso – serão lotados nas comarcas do interior. No entanto, o representante não citou quais serão a cidades onde os profissionais passarão a atuar, oferecendo serviços de advocacia gratuita à população.
As inscrições para o exame começam hoje no Estado e terminam em 18 de setembro. As provas serão realizadas apenas em Cuiabá e a primeira fase está prevista para acontecer no dia 18 de outubro. Apesar dos novos ingressos, Sabo Mendes reconheceu que o número ainda não é eficiente levando-se em conta a demanda gerada entre as 67 comarcas de Mato Grosso.
“Ainda permaneceremos com um déficit”, declarou o representante. Para concorrer a uma das vagas o bacharel em direito deve ter registro na Ordem dos Advogados do Brasil. Serão quatro fases: uma prova escrita objetiva, escrita dissertativa, oral e prova de títulos. O salário inicial é de R$ 8.293,74.
Em Mato Grosso são atualmente 117 defensores. No último concurso público realizado pela Defensoria Pública foram aprovados 41 candidatos. Com este concurso, segundo a defensoria, o Estado chegará a marca de 142 defensores públicos, bem próximo ao previsto por lei, que é de 160.