Acontece, esta tarde, a sessão solene do Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso para a posse de 43 novos juízes de Direito substitutos. A sessão acontece no Plenário 1, em Cuiabá. Na segunda-feira (18) eles entram em exercício nas comarcas que escolheram, de acordo com a ordem de classificação no concurso público.
A fim de se capacitarem para atuarem no Judiciário, os futuros juízes participaram do Curso de Formação para Ingresso na Carreira da Magistratura de Mato Grosso, que teve início no dia 27 de fevereiro. Na ocasião, havia 53 candidatos aprovados nas fases anteriores do concurso público. Durante o curso, quatro desistiram, restando 49. Ao todo, foram disponibilizadas pelo TJMT 43 vagas. Os seis candidatos restantes aprovados permanecerão em um cadastro de reserva do concurso, aguardando a abertura de novas vagas.
Foram 94 dias de preparação, num total de 480 horas/aula, sendo 200 delas práticas, quando foram analisados e sentenciados mais de quatro mil processos dos Juizados Especiais de Cuiabá. Os futuros juízes receberam o certificado de conclusão de capacitação no dia 30 de maio, em evento realizado na Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT).