A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) abriu licitação para a construção do quartel do Corpo de Bombeiros no Distrito Industrial de Cuiabá. Demanda antiga da região, que é populosa e abriga grande número de empresas, a obra tem orçamento inicial de R$ 3,3 milhões e será viabilizada por meio de uma parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec).
O edital foi publicado no Diário Oficial que circula hoje. O comandante geral dos Bombeiros, Coronel BM Júlio Cesar Rodrigues, disse que a abertura da concorrência marca o fim de uma longa etapa de discussões e ajustes técnicos e legais. "Foi um processo complexo e cuidadoso, para atender todas as exigências legais e as necessidades da região".
Segundo ele, a construção da nova base irá fortalecer a estratégia de "descentralização" dos serviços da corporação. "O Corpo de Bombeiros quer maximizar a sua capacidade de atendimento e, neste sentido, o Distrito Industrial é importantíssimo. Lá, temos grandes e complexas edificações, com um nível de risco muito grande".
Atualmente, o tempo de resposta em casos de ocorrências na região tem ultrapassado os 40 minutos. Com a nova base, o prazo será reduzido para cinco minutos, em média. "É uma região muito populosa, com uma carga de incêndios muito elevada".
Do total previsto para a obra, R$ 2,8 milhões virão da Sedec. “Esse investimento é um fomento importante do Governo do Estado à economia local e às empresas que estão instaladas na região do Distrito Industrial de Cuiabá, levando mais segurança a todos”, destacou o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Tomczyk.