Para resolver o problema de abastecimento dos bairros que compõem o sistema do bairro Boa Esperança, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sinop (SAAES) está perfurando um poço artesiano, em um terreno doado pela Imobiliária AGN, na rua Manoel Santana, esquina com rua Otávio Pereira Lima.
O poço, com capacidade para produzir 120 mil litros de água por hora, contará com 400 metros de rede adutora ligada, diretamente, ao reservatório do bairro, proporcionando condições de abastecimento aos demais que já são alimentados pelo sistema e no caso de ampliação.
Segundo o diretor do SAAES, Hildebrando França, quando foi construído, o sistema estava programado para atender 5 mil usuários, porém, com o crescimento da cidade, esse número já foi ultrapassado, superando a capacidade de comportar e sustentar o aumento das novas residências .
“O sistema projetado para atender aquela região produz 120 mil litros hora, mas a população está consumindo algo em torno de 140 mil. Isso faz com que a água não seja suficiente e que o reservatório nunca fique cheio como deveria”, declara alegando que com o advento do período de seca há um aumento de 20% no consumo e, consequentemente, 20% na produção.
França esclarece, ainda, que somando a produção existente com a adução do poço em construção serão 240 mil litros de água sendo produzidos por hora, o que dá uma tranqüilidade de abastecimento para o sistema, sem riscos de colapso para os próximos anos.
Para que a edificação da obra seja concluída por completo o SAAES depende que a Centrais Elétricas Mato-grossenses (Cemat) autorize o rebaixamento da rede de energia elétrica e programe o desligamento. “Se não houver nenhum atropelo o problema será equacionado nos próximos 15 dias”.
O sistema do Boa Esperança é responsável pelo abastecimento dos bairros Maria Vindilina I e II, Jardim Ypê, Vitória Régia, Residencial Delta, Jardim Europa, Jardim Itália, Residencial Nossa Senhora Aparecida, Jardim das Nações I, II e III, Jardim Maringá I e II e Jardim Paraíso (segunda etapa).
A água produzida pelo novo poço servirá também para atender novos setores que estão sendo implantados, como o Jardim Novo Estado e Santa Rita, com mais 480 ligações previstas para entrarem em funcionamento até setembro deste ano, Residencial das Acácias, com 580 lotes, bem como os novos loteamentos, Maria Vindilina III e Jardim Itália II.