O novo fórum do município será entregue na sexta-feira (16) e é um dos mais modernos do Poder Judiciário mato-grossense. O novo prédio foi todo planejado, executado e concluído dentro da atual gestão (biênio 2015/2016). A inauguração contará com a participação do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Paulo da Cunha.
Fruto de uma parceria entre o Judiciário e a prefeitura, o novo prédio tem três mil metros quadrados de área construída, com espaço para instalação de cinco varas, tribunal do júri, recepção e espaço para a administração, obedecendo as regras de acessibilidade.
O convênio estabelecendo a parceria foi assinado em maio de 2015. A prefeitura doou o terreno e realizou a licitação, já o Poder Judiciário fez o aporte de recursos e a fiscalização da obra.
A construção de uma nova instalação para o fórum era uma antiga reivindicação da sociedade local. O prédio atual foi construído quando a cidade tinha 16 mil habitantes. Hoje tem mais de 50 mil e não para de crescer. Por conta o agronegócio, principal atividade econômica da cidade, Nova Mutum cresce cerca de 15% ao ano.
A juíza diretora do Fórum, Luciana de Souza Cavar Moretti, explicou que o prédio atual já não comporta mais os processos, servidores e as pessoas. “A nova obra já foi planejada pensando no crescimento da cidade, pois comportará até cinco varas”.
O juiz auxiliar da Presidência Aristeu Dias Batista Vilella salienta que o novo Fórum de Nova Mutum é um obra moderna, que leva em consideração a expectativa de crescimento da cidade, com a preocupação de garantir o acesso de todos, bem como o conforto e espaços adequados para servidores, magistrados e público em geral.
A obra, de acordo com o Aristeu Vilella, está de acordo com os padrões do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e atende aos anseios da comunidade local, que reivindicava um local adequado. “Com a parceria conseguimos dar efetividade à condução dos trabalhos, possibilitando que todo o processo, desde o planejamento até a inauguração do prédio, fosse realizado dentro da atual gestão”.