segunda-feira, 10/novembro/2025
PUBLICIDADE

Novo desembargador é empossado no Tribunal de Justiça de Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Josi Dias)

O advogado Ricardo Gomes Almeida foi empossado desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, hoje, em Cuiabá, em solenidade com magistrados, autoridades, familiares, amigos e servidores. O presidente do tribunal, desembargador José Zuquim Nogueira, conduziu a cerimônia e destacou, em seu discurso, a relevância da trajetória de Ricardo. “A presença de Vossa Excelência nessa Corte é motivo de honra. Sua trajetória é marcada por mais de duas décadas na advocacia, por atuação firme no Tribunal Regional Eleitoral e dedicação à Ordem dos Advogados do Brasil, que expressa a sólida formação que o acompanha”, enfatizou.

Zuquim ressaltou ainda que a vivência do novo desembargador amplia o olhar da magistratura, trazendo para o tribunal um senso de escuta, humanidade e compromisso com o cidadão. “É justamente esse olhar atento, experiente, humano que agora se soma ao nosso colegiado, enriquecendo-nos. Tenho plena convicção de que, com o brilho próprio, sua presença dará sequência a esse legado”, observou.

Ricardo foi conduzido ao plenário pelo desembargador mais antigo, Orlando Perri, e pela desembargadora mais recente, Juanita Clait Duarte, membros da Corte estadual presentes na cerimônia. Empossado, ele proferiu o juramento onde se comprometeu a atuar de forma honrada, digna e em consonância com as leis. No primeiro discurso, Ricardo Gomes de Almeida fez um discurso marcado pela emoção, gratidão e pela defesa de uma Justiça mais humana e conciliadora. Ele agradeceu a oportunidade de integrar a Corte pelo quinto constitucional da advocacia, destacando a importância do mecanismo como um símbolo de diálogo entre instituições. Em sua fala, o novo desembargador reforçou o propósito de atuar em favor de uma Justiça pacificadora, voltada não apenas para o julgamento de processos, mas para a restauração de relações humanas e o fortalecimento da paz social.

“Eu acredito profundamente na Justiça pacificadora, aquela que vai muito além do julgamento de processos, mas que realmente promove a paz social. Contribui para o restabelecimento das relações humanas”, afirmou.

Ricardo destacou ainda a relevância das soluções consensuais de conflito, citando a mediação, a conciliação e a justiça restaurativa como instrumentos modernos e eficazes para a resolução de disputas. “Confio firmemente na força da solução consensual de conflitos. E é meu compromisso incentivar e contribuir no desenvolvimento dessas práticas”, ressaltou.

O novo desembargador foi eleito pelo Quinto Constitucional destinado à Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) em sessão administrativa do tribunal no último dia 03, na vaga aberta com a aposentadoria do desembargador Luiz Ferreira da Silva, em 15 de junho. Em seguida, ele foi nomeado pelo governador Mauro Mendes.

Advogado com mais de 26 anos de experiência, especialista em Direito Empresarial e Eleitoral, Ricardo Almeida exerceu por dois mandatos o cargo de juiz-membro titular do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Na OAB, foi conselheiro estadual e membro da Comissão de Direito Eleitoral, na gestão 2013-2015; antes, foi membro do Tribunal de Defesa das Prerrogativas, entre 2007 e 2009.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: juíza define fiança de R$ 15 mil e solta condutor de carro que caiu em córrego; 2 mortos

A juíza plantonista Thatiana dos Santos concedeu liberdade provisória,...

Apostador de Mato Grosso fatura R$ 1,3 milhão na loteria

Uma aposta de São Pedro da Cipa (152 km...

Unemat abre inscrições para 80 vagas remanescentes em Sinop

Estão abertas as inscrições até dia 28 deste mês...
PUBLICIDADE