PUBLICIDADE

Novo cronograma de obras da Salgadeira será apresentado

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado das Cidades (Secid) recebe em breve um novo cronograma físico referente às obras do Terminal de Turismo e Lazer da Salgadeira. A expectativa é de que os prazos sejam firmados e a construção seja finalizada até 2016. A execução do projeto de revitalização da área foi iniciada em dezembro de 2013 e tinha previsão para conclusão em junho deste ano, porém desde dezembro do ano passado as atividades estão paradas.

Esta manhã, o secretário Eduardo Chiletto visitou o local e verificou as estruturas já existentes. A revitalização do Terminal, que está localizado na rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251), no quilômetro 45, conta com diversos avanços nas estruturas físicas. Até o momento, 39,2% dos valores (R$ 2.505.562,95) já foram repassados para o Consórcio Salgadeira, atualmente formado pelas empresas Farol Empreendimentos e Ypenge Projetos Florestais e Ambientais. A obra total está orçada em R$ 6.377.402,13.

De acordo com Chiletto, durante visita preliminar, foi possível perceber que todas as estruturas já desenvolvidas estão de acordo com o projeto e regem os preceitos das áreas de engenharia e arquitetura. Além do secretário, também participaram da visita técnicos da Secid e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), como também o secretário adjunto de Turismo, Luís Carlos Nigro, que compõe a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

“A sociedade precisa saber qual a real situação da Salgadeira e o que está sendo feito no local. Além disso, foi cobrado um cronograma viável para execução das obras que ainda faltam ser concluídas. Esta é uma estrutura que necessita estar pronta o quanto antes para que a população possa utilizar”, destacou Chiletto.

Com área de 72,4 mil metros quadrados, o Terminal de Turismo e Lazer da Salgadeira contará com espaços exclusivos para trilhas e passeios, estacionamentos com 80 vagas para visitantes e abrigos para ônibus, guaritas, posto policial, bloco para instalação de lojas, restaurantes, centro dedicado ao turista, além de adutora e coletor para tratamento de esgoto.

Pertencente ao município de Cuiabá, a Salgadeira era um dos espaços livres utilizados pela população e turistas. O fato é que após determinação da Justiça, em setembro de 2010, o local foi fechado devido à existência de irregularidades constatadas pelo Ministério Público Estadual (MPE). Na época, conforme ação civil, foram verificados problemas como disposição de resíduos a céu aberto, sistema de tratamento de esgoto deficiente, presença de processos erosivos em diversas localidades do Complexo, além de ausência de licença ambiental. 

Segundo o secretário Eduardo Chiletto, as soluções para a Salgadeira existem, porém elas precisam ser postas em prática. “A obra tem que ser finalizada para que a população volte a ter este espaço para diversão e lazer”. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Carro tomba após colisão com outro em Sinop

O acidente envolvendo o Renault Logan e o VW...

Terminam domingo inscrições de seletivo de estágio do Poder Judiciário em Mato Grosso

Inscrições do processo seletivo de estágio do Poder Judiciário...

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...
PUBLICIDADE