O mais novo conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso, Alisson Alencar, manifestou, durante discurso de posse, que sua atuação será pautada pela continuidade do diálogo institucional, da cooperação e da busca por soluções conjuntas voltadas ao desenvolvimento do Estado, com geração de renda, trabalho e políticas públicas de qualidade. “O TCE-Mato Grosso é reconhecido nacionalmente pela atuação técnica e pelo envolvimento com temas estratégicos do Estado. Quando o tribunal acerta é porque orienta os gestores a aprimorarem a gestão pública e alcançar melhores resultados”, declarou, na posse na última terça-feira. Ele foi indicado em lista tríplice feita pelo TCE, aprovado pela Assembleia e nomeado pelo governador Mauro Mendes.
Alisson também destacou a responsabilidade de suceder o conselheiro aposentado Valter Albano, a quem reconheceu como referência institucional do Ministério Público de Contas, do qual foi procurador. “Sucedo aquele que foi uma grande inspiração nos últimos anos, o conselheiro Valter Albano, um estadista de mão cheia”, afirmou.
Alisson ingressou no Ministério Público de Contas em 2009 e passou a ocupar, ao longo dos anos, posições centrais na estrutura institucional, atuando diretamente nas análises de contas de prefeituras, câmaras, secretarias e demais órgãos com apontamentos de irregularidades e pedidos de punições para gestores. Foi procurador-geral substituto e procurador-geral de Contas em diferentes períodos, liderando o MPC nos biênios 2011–2013, 2019–20, 2021–22, 2023–24 e 2025, por recondução.


