O padre Neri José Tondello será ordenado bispo na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Antônio Prado (RS), neste domingo, às 9h. A cerimônia será presidida pelo bispo diocesano de Caxias do Sul (RS), Dom Paulo Moretto, que terá como auxiliares os arcebispos metropolitanos Dom Dadeus Grings, de Porto Alegre (RS), e Dom Milton Antônio dos Santos, de Cuiabá.
Tondello é natural de Antônio Prado, mas atuará na Diocese de Juína, em Mato Grosso, onde trabalha desde 2004. Aos 44 anos, Tondello será o bispo mais novo do Brasil e o 31º mais jovem do mundo.
O papa Bento XVI nomeou o sacerdote Neri José Tondello, de 44 anos, como bispo de Juína, no dia 12 de novembro passado. Neri José Tondello nasceu em 1964 em Antonio Prado, na diocese de Caxias do Sul (RS) e é formado em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul e em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Foi ordenado sacerdote em 1993.
Católicos receberam a noticia e esperam com alegria. Dona Maria de Fátima contou emocionada a reportagem que a presença do bispo na diocese é muito importante. “Nos traz segurança. Estou feliz por Deus enviar nosso novo pastor para a cidade”, disse.
A diocese é formada por várias paróquias. Em Juína; Sagrado coração de Jesus e Santo Agostinho, em Castanheira; Santo Antonio, Juruena; São Pedro Apóstolo, Cotriguacú; Nossa Senhora Aparecida e Bom Jesus, Colniza; Sagrada Família e a área missionária no distrito de guariba além de Aripuanã; São Francisco e Rondolândia; Nossa Senhora Auxiliadora.