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Nove vagões do VLT já estão em Mato Grosso

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O processo de importação dos vagões do Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) da Espanha para Mato Grosso segue o cronograma. Tanto que já chega a nove o número composições do novo modal descarregadas no pátio de estacionamento, localizado em Várzea Grande. Nas próximas semanas, mais quatro unidades serão descarregadas no local.

Os trens saíram do Porto de Santos nos dias 28 e 29 de janeiro e chegaram ao Porto Seco de Cuiabá entre os dias 1° e 2 deste mês. Como na segunda remessa de trens, foram necessárias 12 carretas para realizar o transporte dos veículos. Cada VLT foi dividido em três partes, desde a fábrica na Espanha até o CM. Depois de chegar ao destino final, equipes especializadas da CAF Brasil fazem a acoplagem das três partes do veículo, transformando em uma composição completa.

Outras quatro composições do VLTs já chegaram ao Porto de Santos esta semana, e aguardam o trâmite aduaneiro para então serem colocados nas carretas e destinados a Cuiabá.

Logística – o processo logístico, elaborado e executado pela MAC Logistic, foi o mesmo do primeiro veículo, que chegou a Cuiabá em novembro de 2013. Os trens foram fabricados e embarcados pela CAF Brasil, uma das empresas integrantes do Consórcio VLT, e responsável pelo fornecimento do material rodante (trens e sinalização ferroviária). Assim como nas viagens anteriores, as carretas trafegaram apenas durante o dia, a uma velocidade média de 40 km/h e monitoramento via satélite 24 horas por dia, durante todo o trajeto. A distância entre Santos e Cuiabá é de aproximadamente 1.800 quilômetros. O trajeto percorrido do Porto Seco de Cuiabá até o Centro de Manutenções, em Várzea Grande, foi feito pela rodovia dos Imigrantes.

O Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande entregará ao governo de Mato Grosso um total de 40 VLTs. Conforme o cronograma logístico, o último lote chegará a Cuiabá em maio próximo. Cada VLT é composto por sete módulos, com capacidade para transportar até 400 pessoas, sendo 77 sentadas.

Entre os benefícios do novo modal está a oferta de um serviço de transporte público regular e de qualidade, confiável, confortável e seguro, com baixa emissão de gases poluentes (pois é elétrico, com subestações próprias) e de ruídos, além de integrar o aeroporto à rede hoteleira e ao Centro Histórico de Cuiabá e Centro Político e Administrativo.

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