Está em fase de conclusão a primeira etapa do parque ecologico de Nova Mutum, que está sendo construído na área verde, ao longo do córrego Bujuizinho. Os trabalhos tiveram início em maio e segundo o engenheiro da prefeitura, César Luiz Sari Araújo, ocorreu um pequeno atraso ocasionado pela falta de cimento que assolou o Estado em setembro. Das nove barragens, sete já foram totalmente concluídas, sendo que uma já está com o lago formado. “A nossa previsão é concluir essa primeira etapa, com a formação de nove lagos, até meados de dezembro. A partir daí, vamos iniciar a segunda etapa, que envolve a construção de pista de caminhadas, iluminação, colocação de bancos e outros serviços”, explicou o engenheiro.
O projeto prevê também pistas para caminhadas, ciclismo, skate, praça de som, áreas de esporte, lazer e espaços culturais. O objetivo maior do projeto, segundo o engenheiro, é a recuperação da área do córrego, que estava totalmente degradada, tomada pela erosão. “É importante frisar que não será um balneário. O objetivo dos lagos é realmente conter a erosão e preservar o meio ambiente”, afirmou César.
O projeto está orçado em aproximadamente R$1,5 milhão e deve ser totalmente concluído até final de 2008. Juntos os lagos vão somar 11,53 hectares de água represada, distribuídos entre a avenida das Garças, que vai ligar o bairro Jardim à sede própria da Uninova e a Avenida das Seriemas, na região sul da cidade.