Técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) de 21 municípios do Nortão estão participando, em Sinop, de um curso sobre as novas normas e linhas do Pronaf (Programa Nacional de Agricultura Familiar). A capacitação é realizada em um hotel da cidade, pela equipe do Banco do Brasil, e encerra amanhã.
A partir das informações os técnicos poderão auxiliar os produtores na elaboração dos projetos. A previsão da Empaer é de que mil famílias sejam beneficiadas pelo Pronaf na região de Sinop. Esse número corresponde apenas a linha do Pronaf A, que contempla assentados pelo Programa Nacional de Reforma Agrária do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
O Pronaf é um programa de apoio ao desenvolvimento rural, a partir do fortalecimento da agricultura familiar, como segmento gerador de postos de trabalho e renda. Ele é executado de forma descentralizada e tem o objetivo de construir um padrão de desenvolvimento sustentável, com bem-estar social e qualidade de vida, para os agricultores familiares e suas famílias.
Além do Pronaf A existem os programas AC, são os que compõem o grupo A e aqueles que necessitam de recursos para custeios de pequenas produções; Pronaf CDE são os mesmos do grupo C, mas que são classificados como produtores tradicionais, ou seja, pequenos produtores com área produtiva superior aos demais; e o Pronaf Recupera e Mulher.