O presidente do Sindicato Rural de Nova Mutum, Alcindo Ugerri, não concorrerá à eleição da nova diretoria e conselho fiscal, para o triênio 2013/2015, marcado para o dia 4 de abril. Ele explicou, em entrevista ao Só Notícias, que está em seu segundo mandato e, por isso, não pode pleitear novamente o comando da entidade. O regimento interno permite apenas uma reeleição, regra estabelecida justamente durante sua gestão.
Ugerri comanda a entidade (que tem 235 associados) até final deste ano, quando o novo presidente assume no dia 1º de janeiro de 2013. Em breve resumo das ações realizadas até agora, ele destacou a reforma da sede e a continuidade dos trabalhos desenvolvidos pelo gestor anterior. Lembrou que mesmo antes de chegar ao principal cargo, já tinha participação ativa junto a diretoria em prol de interesses para o setor, como o movimento “Grito do Ipiranga”. Um protesto contra a política agrícola do governo que resultou em uma grande queda no preço da soja, milho e arroz e endividamento de milhares de agricultores.
Os interessados em concorrerem a nova diretoria e conselho fiscal devem apresentar as chapas à secretaria do sindicato, 20 dias antes da eleição. Ela acontecerá em primeira convocação com o comparecimento de 2/3 dos associados com direito a voto. Caso contrário, no dia seguinte, com o comparecimento de 50% dos associados com direito a voto.