sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

Nova Mutum: servidores são investigados sobre atuação ilegal de cartórios

PUBLICIDADE

Dois servidores do Cartório de 1º Ofício de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos de Nova Mutum serão investigados por possível envolvimento na atuação irregular de cartórios no município, investigada pelo Ministério Público. O juiz Gabriel da Silveira Matos determinou sindicância para o caso. Conforme apurado pelo magistrado, há suspeita que um dos funcionários estaria agenciando clientes em Nova Mutum para lavrarem escrituras perante o 2º Serviço Notarial e Registral de Alto Paraguai, oferecendo facilidades como agilidade, menor preço e menor burocracia.

Segundo o juiz Gabriel Matos, o funcionário atuava como verdadeiro “cartório ambulante”, porque tinha a posse de vários papéis e folhas em branco da serventia de Alto Paraguai, bem como cartões de assinatura em branco, inúmeras minutas de escrituras e documentos pessoais de “clientes” prontos a servirem para a lavratura de novas escrituras, “tudo isso utilizando-se da estrutura do Cartório do 1º Ofício de Nova Mutum (computadores, papéis, telefone, fax, funcionários), bem como do prestígio e credibilidade que possuía por ser tabelião substituto e servidor atuante dessa serventia local”, destacou.

Conforme Só Notícias já informou, na última quinta-feira houve correição e vários documentos foram apreendidos. “O tabelião não poderá praticar os atos de sua competência fora do território do município onde tem jurisdição”, explicou o promotor de Justiça, Reneé do Ó Souza.

Para facilitar os serviços, os acusados receberiam 10% do valor pago. Um dos servidores foi afastado temporariamente de suas funções, até que o caso seja investigado, podendo apresentar a defesa em 10 dias. Interrogatórios dos envolvidos e testemunhas já estão sendo marcados.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE