O alagamento de ruas e avenidas na região do bairro Bela Vista após duas horas de intensa chuva, na manhã de terça-feira (22), preocupa a atual administração do município. O secretário de Obras de Nova Mutum, Onésio Botelho, disse que este fato não deveria ocorrer e que o fato está sendo tratado como prioridade. Um lago, nesta região, não suportou o volume da chuva e acabou transbordando.
"A chuva foi atípica, com expressivo volume e em curto espaço de tempo, o que ocasionou os transtornos. Já havíamos constatado que em alguns pontos da cidade, asfaltados em anos anteriores, não há galerias e as bocas de lobos não são suficientes para vazão da água. Não houve a captação necessária da quantidade de água que corre no pavimento asfáltico, o que fez com que o lago número 1 recebesse mais água que comporta e transbordasse. Nosso corpo técnico de profissionais já havia constatado essa possibilidade e iniciado o estudo para solução do problema".
Cerca de 30 minutos após o término da chuva houve o escoamento da água nas vias diretamente afetadas na região do lago. "Além do estudo para o aumento da captação de água, hoje ineficiente, periodicamente prestamos a manutenção de desobstrução das bocas de lobo. Outro fator é a questão da obra de travessia da BR-163 no perímetro urbano. A obra está inacabada e ela inclui a ligação de tubulações que garantirão melhor distribuição da água".
Já está em andamento o estudo de um plano de saneamento básico para o município e emergencialmente a implantação de bocas de lobo para a captação de água. "Esse é um estudo complexo e exige tempo. Mas as medidas emergenciais já foram executadas, como a limpeza das ruas afetadas e a sequência da obra na BR-163, que auxiliará expressivamente na evasão das águas neste período".
Botelho também informou que está em processo de licitação a compra de tubulação para fazer a captação de águas nos bairros localizados em lugares mais altos. A tubulação deve ser ligada às obras que estão sendo feitas na BR-163, no perímetro urbano de Nova Mutum, pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que devem ser retomadas este mês.