PUBLICIDADE

Nova Mutum: secretaria reforça campanha contra drogas no carnaval

PUBLICIDADE

Com o objetivo de sensibilizar os foliões que o barato é se divertir de cara limpa, a Secretaria Municipal de Ação e Promoção Social entra na folia contra as drogas. A ideia, segundo a secretária Karla Lautenschlager, é chamar a atenção para o fato de que inalantes, como lança-perfume, cola de sapateiro, cheirinho de loló e similares são drogas que causam dependência química, oferecendo diversos prejuízos à saúde, como destruição de neurônios que pode ter como consequência a perda de reflexos, dificuldade de concentração, déficit de memória e até mesmo provocar morte súbita. “No caso das drogas a curiosidade custa caro. O único controle que temos sobre as drogas é o de não experimentá-las”, observa Karla.

A campanha é uma ação do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (Paefi), desenvolvido pela equipe do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas), e chama a atenção também para os riscos oferecidos pelo uso de drogas sintéticas como Ecstasy, LSD e outras. “Estas drogas agem no sistema nervoso central, afetando coração, rins e fígado e seus efeitos são incontroláveis e imprevisíveis. “Não se pode determinar quais serão os efeitos nem mesmo por quanto tempo essas drogas irão agir no organismo, oferecendo risco de morte iminente”, adverte a secretária.

Como não poderia deixar de ser, o álcool também é alvo dessa campanha. Karla lembra que o uso abusivo de bebidas alcoólicas não traz diversão, ao contrário pode, sim, acarretar consequências sérias como acidentes de trânsito e violência física. “Em qualquer dessas situações podem ocorrer prejuízos físicos”, lembra.

Vão ser distribuídos 5 mil leques informativos. Além do Creas, a  Secretaria Municipal de Ação e Promoção Social conta com apoio do Conselho Tutelar e da Polícia Militar. “Dignidade e respeito não são fantasias de carnaval. São direitos. A Prefeitura quer um carnaval para toda a família. Assim é importante ter em mente que o meu direito termina onde começa o do outro”, reitera a secretária.

De acordo com a secretária, se todos tiverem consciência disso, o carnaval de Nova Mutum será de alegria. “Muitas pessoas ainda precisam aprender que droga e bebida podem até promover alguma euforia, mas também pode acarretar consequências irreparáveis”, conclui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Boletim aponta 39 mortes por dengue em Mato Grosso e 12 por chikungunya

O último boletim epidemiológico divulgado pela secretaria estadual de...

Veículos ficam danificados após colisão em cruzamento em Sorriso

Dois veículos ficaram bastante danificados após colidirem no cruzamento...

Apostadores de Sinop e Sorriso ganham prêmio na Quina

Dois apostadores de Sinop e Sorriso acertaram, ontem à...
PUBLICIDADE