PUBLICIDADE

Nova Mutum registra crescimento de 6% no número de nascimentos; mais de mil bebês

PUBLICIDADE
Só Notícias/Guilherme Araújo (foto: divulgação)

A equipe técnica da secretaria municipal de Saúde confirmou, ontem, o registro de 1.070 recém-nascidos entre os meses de janeiro e dezembro do ano passado, segundo levantamento obtido com o Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (SINASC). Além da utilidade primária na gestão da saúde, os dados são vitais para o desenvolvimento de pesquisas científicas e ações na área materno-infantil.

O relatório detalha que o município passou por altos e baixos nos índices de gravidez, ao decorrer de três anos. Durante 2022, cerca de 1.049 mulheres deram à luz, enquanto em 2023, foram comunicados 1.008 nascimentos, representando uma queda de 3,9%. Já no ano passado, com a adição de mais 63 gestações, houve um aumento de 6%.

Dentre os métodos de concepção utilizados no mesmo período, Nova Mutum contabilizou que 28% dos procedimentos foram partos naturais e 72% através da cesariana, nas unidades hospitalares. Nascimentos envolvendo genitoras na faixa etária entre 10 a 19 anos resultaram numa proporção de 10,5% (113 dos casos).

As crianças integram o grupo sem risco, ou seja, que não foram expostas a possíveis situações de adoecimento ou morte, tais como prematuridade, baixo peso ao nascer, presença de formações irregulares, entre outros pontos. Conforme o último censo do IBGE, o município detém uma população infantojuvenil (0 a 9 anos) de 9,7 mil indivíduos.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros são acionados e resgatam jabuti em imóvel no Nortão

O jabuti-piranga (Chelonoidis carbonária) foi localizado em área de...

Preso suspeito de enganar mulheres em MT para se prostituírem no Pará

Polícia Civil cumpriu, ontem, um mandado de prisão preventiva...

Câmara aprova reajuste para servidores do Judiciário

A Câmara dos Deputados aprovou hoje dois projetos de...
PUBLICIDADE