O Conselho Tutelar confirmou que, desde o mês de agosto do ano passado, foram registrados em Nova Mutum 12 casos de assédio sexual contra meninos, 09 casos contra meninas e 03 estupros envolvendo crianças e adolescentes. Segundo a conselheira Claudia Mara Guth, na maioria dos casos os agressores são pessoas próximas à família da vítima.
Na última sexta-feira, dia nacional de combate à violência e exploração sexual infanto-juvenil, a população foi orientada a denunciar tais casos, para que o Conselho Tutelar ou a polícia tenham condições de investigar e punir os agressores.
Os 50 alunos do programa Agente Jovem de Desenvolvimento Social e Humano realizaram blitz durante todo o dia em pontos estratégicos da cidade e entregaram panfletos de orientação. Também foi feita uma palestra sobre o tema no auditório do Sindicato Rural. O juiz Gabriel da Silveira Matos falou sobre os procedimentos com relação a situações de abuso e exploração, sobre casos enfrentados no município e da dificuldade que a Justiça enfrenta para que os culpados sejam devidamente identificados e punidos.