Construir um plano municipal de combate à violência. Este é um dos objetivos da Administração Municipal a partir da realização do Fórum de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil que será realizado nesta quarta-feira, às 19h, na câmara municipa. Em entrevista coletiva hoje, a secretária de Assistência Social, Karla Lautenschlager, a presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Janete Aparecida Soares, e a presidente do Conselho Tutelar, Meire Rejane de Jesus, reforçaram o convite para que a população mutuense participe do evento. “Esse debater se constituirá de um momento importantíssimo para nossa sociedade porque é o momento no qual estaremos dando início às discussões com vistas à construção do plano no qual estarão elencadas todas as ações que visem o enfrentamento da violência no nosso município”, reiterou a secretária.
De acordo com Janete Soares, todas as ações desenvolvidas de forma integrada pela Administração Municipal têm o objetivo de efetivamente angariar apoio e também envolver a sociedade no sentido de identificar os problemas e buscar soluções de enfrentamento. Isso, segundo ela, inclui não só a realização do fórum, mas também outras atividades como a capacitação dos professores iniciada na manhã de hoje, bem como a blitz educativa que será realizada na tarde de quarta-feira, com apoio da Polícia Rodoviária Federal. O policial Átila Calunga, também estará participando da programação do Fórum, que será marcada ainda pela apresentação da palestra do senador Magno Malta, que preside a CPI da Pedofilia.
O cenário de violência sexual contra crianças e adolescentes em Nova Mutum é preocupante. Segundo dados do Conselho Tutelar em 2008 foram registrados 40 casos. Mas a estimativa é de que a incidência seja ainda maior, tendo em vista que muitas ocorrências deixam de ser notificadas por medo e/ou vergonha. Para a presidente do Conselho, Meire Rejane de Jesus, essa integração entre os poderes públicos e os conselhos, é de suma importância porque vem fortalecer a imagem da entidade junto à sociedade como órgão de defesa e que visa fundamentalmente o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
A secretária Karla Lautenschlager adiantou ainda, que durante a programação do Fórum, a Secretaria de Assistência Social estará apresentando à Comunidade mais um serviço. O Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) será disponibilizado, inicialmente, na própria Secretaria, mas a intenção é de que no próximo ano esteja funcionando em estrutura própria com recursos do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS). “instalação desse serviço em Nova Mutum se deve ao empenho da Administração Municipal no sentido de atender as demandas existentes, na medida em que normalmente esse serviço é oferecido apenas em cidades de maior porte”, observa.