A prefeitura de Nova Mutum vai acompanhar e fiscalizar o depósito irregular de entulhos e restos de materiais de construção na estrada que dá acesso ao lixão, bem como nas imediações da cidade e uma campanha de conscientização terá início nos próximos dias. Dois guardas vão permanecer no local para indicar onde deve ser feito o descarte e quem insistir nas arbitrariedades será notificado e multado.
A confirmação foi dada pela chefe de gabinete, Telma Pinheiro Saravy. Apesar de existir um espaço próprio para o depósito desse tipo de material, empresas não estão respeitando os limites e acabam fazendo o despejo em áreas particulares que fazem divisa com o lixão, ou mesmo dentro da zona urbana.
Placas indicativas serão fixadas no trajeto e todos que trabalham com a coleta de entulho, construtores, empresas de materiais de construção e a comunidade de uma forma geral, serão orientados sobre os limites que devem ser respeitados, bem como a adotar os procedimentos adequados. Toneladas de materiais do gênero estão depositadas nas margens da estrada de acesso ao Lixão, dificultando inclusive a passagem de veículos.
A coleta do lixo doméstico em Nova Mutum é realizada pela Secretaria de Obras, Viação e Serviços Urbanos. Uma equipe de 16 pessoas e 4 caminhões recolhe diariamente cerca de 50 toneladas. Entulhos e restos de material de construção são responsabilidades de seus proprietários, que devem retirar por conta própria ou contratarem empresas particulares para faz o serviço.
A prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente vem trabalhando há dois anos na implantação de uma aterro sanitário municipal, mas o projeto aguarda liberação da Secretaria do Meio Ambiente no que se refere ao licenciamento ambiental.