O poder executivo em Nova Mutum vai licitar, dia 27, a contratação de serviços de transporte intermunicipal e interestadual por quilômetro rodado, contemplando as atividades do programa municipal “Despertando Talentos”, que visa oportunizar a crianças e adolescentes, entre 5 a 17 anos, a inclusão em atividades socioesportivas e culturais. O projeto é pertencente à secretaria municipal de Esporte, Lazer e Cultura. Serão investidos R$ 792 mil em recursos próprios.
A gestão declarou, através do edital, que o processo de desenvolvimento dos alunos no desporto também compreende “a possibilidade de participação em competições esportivas e eventos enquanto parte de seu aprendizado”. Com isso, o certame deve possibilitar não somente o fomento da prática de atividades físicas entre o público juvenil, como apoiar e fortalecer entidades e equipes esportivas locais.
O ‘Despertado Talentos’, de acordo com detalhamento da responsável, fornece escolinhas esportivas gratuitas, no período de contraturno escolar. As atividades são organizadas pelo Departamento de Cultura (Casa da Cultura), localizado na avenida das Gaiovotas, próximo ao bairro Flor do Pequi 3.
Entre as modalidades disponíveis estão handebol, basquetebol, futsal, voleibol, natação, taekwondo, jiu-jitsu e tênis. As aulas acontecem no Ginásio de Esportes Lauro Immich, Ginásio Colina, escola municipal professora Lúcia Faccio Tasca, escola municipal Caminhos do Saber, escola municipal 4 de Julho e mais. A programa ainda abrange a realização de oficinas para ensino de acordeon, bateria, canto e coral, contação de histórias, contrabaixo, dança de Mato Grosso, desenho, fanfarra, flauta, guitarra, teclado, ukulele, violão e viola caipira.