Mais uma etapa da pavimentação da rodovia da Produção (MT 235), que liga Nova Mutum a Santa Rita do Trivelato, começou nesta semana. Serão 10 quilômetros próximo da ponte do Rio Alegre, na divisa entre os dois municípios. Segundo o presidente da Associação dos Beneficiários, Diógenes Jacobsen, este ponto foi escolhido para a pavimentação por ser crítico nos períodos chuvosos. “A diretoria decidiu que estes 10 quilômetros, que foi o conseguido para o momento com a parceira do governo do Estado, seriam feitos no lugar mais crítico tanto para Nova Mutum quanto para Santa Rita do Trivelato”, explicou. “A intenção era fecharmos 15 quilômetros, mas vamos continuar trabalhando junto ao governo estadual para que estes quilômetros restantes também sejam pavimentados”, acrescentou.
O trecho onde começou a pavimentação fica a 77 quilômetros de Nova Mutum. Até o momento, 61 km já foram asfaltados com a parceria entre associação e Estado. O presidente garantiu que as obras devem acabar antes do período chuvoso. “Vamos trabalhar para finalizá-las em 90 dias. Queria aproveitar para parabenizar os produtores de Nova Mutum e Santa Rita do Trivelato, também os comerciantes que estão se manifestando agora e colaborando para a finalização da rodovia. Acho que isso que é importante os produtores unidos em torno de alguma coisa que irá melhorar a vida de todos e a economia da região”, enfatizou.
De acordo com Diógenes, o total da obra (10 quilômetros) é orçada em torno de R$ 3 milhões, sendo 50% arcado pelo governo estadual e 50% pelos produtores. A praça de pedágio deve ser implantada em 30 dias. “Estamos nos últimos pontos do projeto, nesta segunda-feira já foi tirado o ponto topográfico para saber exatamente onde será o pedágio. Às vezes as pessoas acham que tudo está indo a passos lentos, mas não está. A burocracia é grande e temos que fazer tudo com os pés no chão”, explicou.