PUBLICIDADE

Nova Mutum: MPE firma acordo para reduzir número de acidentes de trânsito

PUBLICIDADE

Para garantir a implementação de políticas públicas voltadas à melhoria da segurança no trânsito no município de Nova Mutum, o Ministério Público Estadual (MPE), por meio das Promotorias de Justiça cível e criminal, firmou um Termo de Cooperação com 12 órgãos responsáveis pela ordem e segurança na cidade. Os coordenadores se comprometeram em adotar medidas preventivas, repressivas e de planejamento para assegurar a redução dos acidentes envolvendo veículos e pedestres.

De acordo com os promotores de Justiça, Deosdete Cruz Júnior e Pedro da Silva Figueiredo Júnior, a cidade sofre hoje com um elevado índice de acidentes, principalmente com motocicletas. O excesso de velocidade, desrespeito à sinalização de trânsito, ausência de habilitação e embriaguez ao volante são apontados como os principais motivos. "Esses acidentes têm sobrecarregado o Sistema único de Sáude (SUS), tendo reflexo nos cofres públicos, especialmente no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Na maioria das vezes, o atendimento nos hospitais acaba sendo prejudicado já que médicos e enfermeiros precisam atender aos pacientes que chegam feridos por terem se envolvido nos acidentes de trânsito", esclarece o promotor de Justiça Deosdete Cruz.

Consta, ainda, no acordo que a fiscalização e o policiamento de trânsito devem ser executados diuturnamente, em caráter preventivo e repressivo. O MP destaca que nem mesmo a Lei Municipal nº 1067/2008 que regulamenta o tráfego de caminhões de carga e maquinas pesadas no anel central da cidade de Nova Mutum vem sendo cumprida. "O trânsito em condições seguras é um direito de todos e dever dos órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito, cabendo a estes no âmbito das respectivas competências adotar medidas destinadas a assegurar esse direito", afirma o promotor Pedro Júnior.

Prevendo diminuir o número de acidentes, caberá a Secretaria Municipal de Trânsito, Polícia Militar e Câmara dos Vereadores elaborar projetos de educação para o trânsito com a participação da comunidade escolar, através de concurso para seleção do nome da campanha. Em um prazo de 30 dias as mesmas instituições com a ajuda do Ciretran e CREA terão que indicar profissionais com capacidade de desenvolver um estudo técnico sobre eventuais necessidades de intervenção no trânsito local.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Veículos ficam danificados após colisão em cruzamento em Sorriso

Dois veículos ficaram bastante danificados após colidirem no cruzamento...

Apostadores de Sinop e Sorriso ganham prêmio na Quina

Dois apostadores de Sinop e Sorriso acertaram, ontem à...

Caminhão tanque bate em árvore em rodovia em Mato Grosso

O acidente com o caminhão tanque carregado com resíduos...
PUBLICIDADE