PUBLICIDADE

Nova Mutum: MP cobra do governo imediata reforma de delegacia

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza (foto: assessoria/arquivo)

O Ministério Público Estadual (MPE) ingressou com um pedido de liminar para que o governo do Estado faça uma reforma imediata no prédio da delegacia municipal. O órgão afirma, com base em imagens feitas no local, que a situação é “lastimável” e há infiltrações e goteiras que podem resultar em uma catástrofe, “que seria a interdição do local e prejuízo nos trabalhos de segurança pública”.

O MPE alegou, na ação civil, que, em dias de chuva, o interior da delegacia de Nova Mutum vira “uma verdadeira cachoeira”, alagando “e prejudicando sobremaneira o local, que se torna inócuo para os trabalhos dos servidores e também para a dignidade dos usuários do serviço público”. Segundo apurou a Promotoria, a infiltração decorre de deterioração do telhado e problemas com as calhas.

O Ministério Público também citou que há deterioração do sistema elétrico (em razão das infiltrações), carros amontoados no pátio, além de lonas e objetos que acumulam água da chuva, “um verdadeiro cenário de insalubridade, com notório prejuízo à saúde dos funcionários e usuários”. O órgão anexou, na ação, o parecer técnico elaborado pelo engenheiro da prefeitura que apontou “desgaste” na estrutura do prédio.

Além dos problemas na delegacia municipal, a Promotoria ainda pediu, na ação, que a Justiça determine o encaminhamento de mais policiais para compor a delegacia regional. Segundo o levantamento feito, a regional de Cáceres tem 88,8% mais escrivães e 53,7% mais investigadores que a regional de Nova Mutum, que, por outro lado, é responsável por uma população 12,55% maior.

“Além da falta de servidores, imperioso se faz que seja feita uma reforma estrutural completa com a aquisição de viaturas, armamentos, equipamentos de monitoramento etc, de modo a promover a garantia da cidadania, da segurança pública e na defesa dos direitos humanos nesta região”, afirmou o Ministério Público na ação.

No pedido feito à Justiça, o promotor Henrique de Carvalho Pugliesi requereu a reforma imediata do prédio e limpeza do pátio da delegacia municipal, além de relotação de, no mínimo, nove policiais, três viaturas e mais armamentos para a delegacia regional. Ele cobra multa diária de R$ 500 por dia, em caso de descumprimento.

Em 2015, o governo do Estado inaugurou, em Nova Mutum, a sede da delegacia regional de Polícia Civil. Ano passado, foi instalada a Delegacia de Roubos e Furtos em Mutum.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Universidade Federal de Mato Grosso discute criação de novo campus

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebeu hoje uma...

Idosa dada como morta consegue reativar benefício previdenciário em Mato Grosso

Uma aposentada conseguiu reaver seu benefício previdenciário, que havia...

IFMT abre vagas para contratação de professores em Sinop, Lucas e outras cidades

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) abriu processo...

Mutirão da Defensoria em Sinop e mais cidades oferece filiação socioafetiva

A filiação socioafetiva pode ser realizada gratuitamente por pais,...
PUBLICIDADE