Uma empresa em Barra do Garças que venceu processo licitatório para a etapa 1 das obras de pavimentação no bairro Residencial das Palmeiras desistiu do serviço e a prefeitura república, ainda esta semana, o edital para contratar nova empreiteira. O investimento será de R$ 1 milhão para serem feitos cerca de 23 mil m² de asfalto.
Foi assinado um convênio com a Secretaria de Estado de Transportes e Pavimentação Urbana (Setpu) viabilizando o asfaltamento.
A desistência ocorreu 42 dias após a assinatura da ordem de serviço. “Aceitamos a desistência, em comum acordo e lançaremos novamente o edital. Infelizmente, estamos sujeitos a esse tipo de situação. O processo licitatório é claro e vence a empresa que executar o serviço pelo menor valor. Poderíamos exigir da Silgran, via judicial, o cumprimento do contrato, ou mesmo as multas previstas, mas isso faria com que o processo demorasse ainda mais, enrolando-se por um longo período. Assim, diante do comum acordo, já poderemos lançar novo edital”, disse o prefeito Lírio Lautenschlager.
Após 30 dias de publicação do edital, será definida a nova empresa. Caso sejam observados os mesmos prazos do processo anterior, a execução da obra será de 120 dias (4 meses). A etapa 1 compreende as ruas Flamboyants, Nogueiras, Xaxins, Caquizeiros, Cafeeiros, Dálias e Avenida dos Tucanos.
O prefeito voltou a se solidarizar com os moradores do Palmeiras. “Eles têm toda razão de estarem irritados por conta dos estragos causados no bairro, mas é necessário entender que a prefeitura cumpre prazos legais. O processo licitatório determina em quantos dias uma obra deve ser executada. A prefeitura não tem como exigir a sua conclusão antes do prazo. Pode cobrar que seja entregue dentro do prazo e ainda está sujeita a situações como essa, no caso a desistência da empresa”, desabafou.