PUBLICIDADE

Nova Mutum debate estratégias para fortalecer combate a violência contra mulher

PUBLICIDADE

A Secretaria Municipal de Ação e Promoção Social, através da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (SETECS) em parceria com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente e Fórum Matogrossense de Enfrentamento à Violência Sexual contra crianças e adolescentes, realiza no próximo dia 13 de abril, das 8 às 17h, na Acenm/CDL, o I Fórum Regional de Enfrentamento à Violência Sexual contra crianças e adolescentes.

O objetivo, de acordo com a presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente, Janete Aparecida Soares, é construir uma estratégia de mobilização e articulação das comissões para refletir no fortalecimento do Comitê Nacional e implementação do Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra crianças e adolescentes. “Fazemos parte do Pólo de Sinop e vamos junto a mais 13 municípios debater estratégias de combate a violência infantil”, explica.

Ainda, de acordo com a presidente do Conselho, entre os assuntos em pauta estarão o enfrentamento a exploração sexual infanto- juvenil, a convivência familiar e comunitária e também, será feita a revisão do plano estadual de enfrentamento a violência sexual contra crianças e adolescentes.

As palestras, na ocasião, serão ministradas pela pedagoga e coordenadora do Comitê Municipal de Enfrentamento a Violência sexual contra crianças e adolescentes infanto-juvenil, Dilma Camargo e pela Assistente Social, Dulce Regina Amorim.

Durante o fórum, serão eleitos 10 delegados que participarão do Encontro Estadual de Enfrentamento a Violência Sexual contra crianças e adolescentes, marcado para os dias 29 e 30 de abril, em Várzea Grande.

HISTÓRICO

Os estados da Região Centro Oeste, compostos por Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, a partir de encontros nacionais e regionais entre os anos de 1996 e 1998, identificaram que a região se constitui numa rota de tráfico interno de pessoas para fins sexuais. Os representantes dos Estados da região Centro Oeste reuniram-se para uma união de forças e discutir situações, problemas e encaminhamentos comuns a todos.

Através desse trabalho, em 1998, foi formada a Comissão Interestadual de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes na Região Centro-Oeste (Circo) e o Centro-Oeste passa a ser a primeira da região a se organizar, no sentido de realizar ações permanentes e articuladas, reunindo segmentos governamentais e não governamentais.

A Circo está desde 2005 sob a coordenação do ponto focal de Mato Grosso do Sul, caracterizado pelo Comitê Estadual de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes/COMCEX.

Em 2007, em Campo Grande, um encontro da instituição possibilitou a superação de dificuldades da articulação e mobilização, ficando deliberado que o próximo encontro, previsto para este ano será realizado em Cuiabá.

Os Encontros Estaduais e Regionais vem se a constituir uma grande estratégia de mobilização e articulação das comissões que vai refletir no fortalecimento do Comitê Nacional e implementação do Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Boletim aponta 39 mortes por dengue em Mato Grosso e 12 por chikungunya

O último boletim epidemiológico divulgado pela secretaria estadual de...

Veículos ficam danificados após colisão em cruzamento em Sorriso

Dois veículos ficaram bastante danificados após colidirem no cruzamento...

Apostadores de Sinop e Sorriso ganham prêmio na Quina

Dois apostadores de Sinop e Sorriso acertaram, ontem à...
PUBLICIDADE