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Nova Mutum: debate aponta criação de estacionamento privado para carretas

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Um grupo de empresários, que possuem comércios às margens das perimetrais, se reuniram, na semana passada, com representantes da prefeitura para buscar uma saída sobre os estacionamentos na região. Atualmente as carretas e caminhões que transitam pelo município usam a perimetral para estacionar dos dois lados, fato que não é permitido pelas leis de trânsito.

Além disso, tanto a prefeitura quanto os empresários estão preocupados com os acidente que rotineiramente ocorrem devido o problema. "Avançamos muito nesse encontro, observamos que os empresários querem os caminhões pesados estacionando do lado permitido", disse o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Romário Limberger Júnior.

Há cerca de dez dias uma ação conjunta entre o Departamento de Segurança Pública e a Polícia Militar realiza orientação dos motoristas de carretas para estacionarem corretamente. "Nesse período estamos tendo um grande avanço e são poucos os casos em que caminhoneiros estão estacionando seus veículos errados na perimetral".

Ao longo de toda extensão da perimetral existem placas sinalizando onde é proibido estacionar, a partir de agora a Polícia Militar estará autuando e multando os condutores que não obedecerem a sinalização. O próximo passo sobre o assunto é um reunião que já esta agendada com os donos e representantes legais das transportadoras, o município vai pedir a colaboração deles para orientar os motoristas quando pegaram as ordens de serviços.

Durante a reunião a prefeitura expôs que devido o crescimento populacional e grande fluxo de veículos pesados transitando no município que será necessário a criação de um estacionamento privado para esses veículos, a pratica já é adotada em municípios onde sua economia está voltada para o setor do agronegócio. Dados Polícia Rodoviária Federal apontam que diariamente cerca de 12 mil carretas, na maioria bitren, circulam por Nova Mutum através da BR-163.

Romário destaca que esse debate deverá ser ampliado gradativamente já que a criação do estacionamento deve partir da iniciativa privada com apoio da prefeitura. Após criado o estacionamento, a prefeitura deve proibir a circulação de veículos pesados dentro do município e estabelecer horários para carga e descarga nos comércios.

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