A Comissão de Controle Interno da Prefeitura de Nova Mutum se reúne hoje para a elaborar o regimento do controle interno. Além disso, os membros atuais também discutem alterações e adequações da lei de controle interno. Para auxiliar nos trabalhos a comissão conta com o apoio do consultor Jorge Bento de Souza.
Valdilane de Brito Tasca, contadora da Prefeitura de Nova Mutum, informou que o controle interno é uma ferramenta de apoio para as atividades que necessitam de controle dentro da prefeitura. Segundo ela, a comissão avalia o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a busca das metas estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentária, limites e condições para realização de operações de crédito, inscrição em restos a pagar, medidas adotadas para o retorno da despesa de pessoal ao respectivo limite, providências tomadas para recondução dos montantes da dívida consolidada ao respectivo limite destinação de recursos obtidos com a alienação de ativos, da execução de programas de governo e dos orçamentos do Município, de avaliação da gestão dos administradores públicos municipais, utilizando como instrumentos a auditoria e a fiscalização.
Garantir a boa aplicação dos recursos públicos perante a sociedade e ao TCE (Tribunal Superior de Contas), com transparência e honestidade, além do zelo e conservação do patrimônio público. Este é o principal objetivo da Prefeitura de Nova Mutum com a implantação do Sistema de Controle Interno.