Uma grande festa pública. Praticamente toda mulher sonha com o momento do sim. Mas nem todos imaginam compartilhar esse momento com outras noivas nem mesmo com uma cerimônia sem limite par ao número de convidados. Pois o casamento comunitário permite isso e talvez por essa razão se constitua num momento ainda mais especial. "É um privilégio para nós podermos proporcionar este momento para esses casais, muitos dos quais sonharam anos a fio com uma grande cerimônia marcando a oficialização da união", observa a secretária de Ação e Promoção Social, Karla Lautenschlager. Pelo menos 136, dos mais de 150 inscritos, estão aptos a casar no civil.
Karla explicou que, "como é um grande número de casais e muitos dos quais terão aqui seus familiares, optamos pela realização da cerimônia no ginásio. Assim possibilitamos que a comunidade em geral também venha prestigiá-los, já que o local tem capacidade para cerca de 2 mil pessoas", diz.
A secretária garante que tudo está sendo pensando nos mínimos detalhes para tornar o dia inesquecível para os noivos. "Contratamos som e decoração e convidamos a Orquestra Jovem de Nova Mutum que prepara um repertório surpresa, prometendo emocionar não só aos casais como a todos os presentes", revela. Além disso, fotógrafos profissionais foram convidados a participar e poderão tirar fotos que guardarão para sempre os momentos de cada família. "Estamos organizando locais especiais para fotografias, que serão feitas a critério e por conta dos noivos e de seus familiares e amigos", esclarece. Importante lembrar, o espaço para fotografia estará aberto antes, até às 18h30min, e, posteriormente à cerimônia.
A entrada, organizada por ordem alfabética, será embalada pelo som da orquestra e, na sequência haverá uma reflexão ecumênica. "O casamento é no civil. Mas convidamos um padre e um pastor para que façam conosco uma reflexão ecumênica, já que cada denominação religiosa tem suas próprias normas para realização desse sacramento", diz.