A prefeitura está buscando parcerias com empresas privadas para, além de atrair investimentos, auxiliar na coleta de lixo e na construção de um aterro sanitário. O principal objetivo da proposta é preservar o meio ambiente, realizando um tratamento adequado para as matérias-primas, recicláveis e orgânicas, e evitar que a população sofra com doenças ocasionadas pelo lixo indevidamente administrado que provoca mau cheiro, fornece a proliferação de animais nocivos e transmissores de doenças como ratos, formigas, moscas e mosquitos.
O lixo urbano é um dos maiores problemas ambientais da atualidade. Os moldes de consumo adotados pela maioria das sociedades provocam o aumento contínuo e exagerado na quantidade de lixo produzido. Por isso, é fundamental que a comunidade se consciente de que cada cidadão também é um fiscal.
De acordo com o chefe de Gabinete, João Batista, com a intenção de sensibilizar e incentivar a população mutuense a preservar o meio ambiente e não jogar lixo nas ruas e na natureza, a prefeitura encabeçará, nos próximos dias, uma campanha por meio das escolas, como forma de pressão contra o depósito inadequado de resíduos sólidos.
A coleta de lixo é realizada em todos os bairros de Nova Mutum. Dados da Secretaria Municipal de Obras apontam que, diariamente, são recolhidas cerca de 40 toneladas de lixo por dia, totalizando aproximadamente 1.200 toneladas mensais.