O Corpo de Bombeiros notificou, esta semana, dois estabelecimentos noturnos de Nova Mutum para se adequarem. "Checamos com engenheiros responsáveis se tudo está instalado corretamente. Verificados a presença de portas de saída construídas de forma errada. Notificamos visando a adequação. Há necessidade de portas com barra anti-pânico, inclusive com direção ao fluxo de fuga. Caso não haja adequação, novas notificações, multas, cassação de alvará de funcionamento e até interdição do local podem ser feitas", explicou o tenente Eraldo Moura.
No município, um convênio entre prefeitura e o Corpo de Bombeiros definiu que somente será emitido alvará de funcionamento após a emissão do alvará da corporação. Para o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Romário Limberger Júnior, a parceria com os militares é importante. "No dia 28, diversos alvarás estarão vencendo e a adequação será feita integralmente apenas com os novos laudos técnicos emitidos pelos bombeiros. Se isso não acontecer os fiscais do município irão autuar os locais, podendo até haver interdições", afirma o gestor da pasta.
Para o tenente, a decisão preventiva é de extrema importância. "Conclamamos aos empresários que nos procurem para a regularização. Estamos à disposição para auxiliar a comunidade mutuense, inclusive treinando brigadas de incêndio compostas por membros dos estabelecimento entre outros aspectos", destaca.
O trabalho é reflexo da tragédia ocorrida na cidade de Santa Maria (RS), no dia 27 de janeiro, no qual mais de 200 pessoas morreram no incêndio de uma boate.