A secretaria Municipal de Assistência Social confirma para amanhã a realização do “Bolsa Família Chama”. A programação será desenvolvida em parceria com as secretarias de Saúde e Educação e Cultura e terá lugar na escola Caminhos do Saber, das 8h às 16h. O Bolsa Família Chama, segundo a coordenadora da secretaria, Lisandra Tissiani, tem o objetivo de, além da oferta de serviços, confirmar o atendimento de requisitos do programa como acompanhamento de saúde e frequência escolar. “As famílias atendidas pelo programa precisam ter acompanhamento não só pela Secretaria de Assistência Social, mas também pela Saúde e pela Educação, por isso estamos organizando um dia atrativo, cuja programação incluirá diversas atividades de recreação, além da atualização das informações exigidas pelo governo”, explica Lisandra.
De acordo com a coordenadora, essa atualização de dados das famílias cadastradas no programa, deve ser feita a cada dois anos no máximo. Quem não atender ao chamado da Secretaria de Assistência Social, segundo Lisandra Tissiani, poderá ter o benefício suspenso em agosto deste ano e cancelado a partir de 2010.
O sucesso do programa, segundo a coordenadora, pode ser conferido pelos dados repassados pela Secretaria de Assistência Social. Em 2008 eram atendidas 230 famílias, e hoje são 418 lares beneficiados. “A presença é fundamental para o fornecimento das informações que garantirão o acesso ao benefício”, orientou Lisandra.
A nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde, Fabiana Kátia Corrêa, diz que a clientela-alvo nessa ação serão as famílias com crianças de 0 a 7 anos, gestantes, idosos e mulheres em idade fértil – de 14 a 45 anos. “Nesse dia vamos fazer pesagem, aplicação de vacina (levar cartão de vacina), enfim todos os serviços já oferecidos rotineiramente”, explica.