PUBLICIDADE

Nova Mutum: 200 atendimentos são realizados em mutirão na zona rural

PUBLICIDADE

Aproximadamente 200 atendimentos em serviços de documentação básica e orientações em saúde e assistência social foram realizados, ontem, durante o Mutirão da Cidadania, na Comunidade Pontal do Marape, a 150 quilômetros de Nova Mutum. A ação, proposta pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), desenvolvida por meio do do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural em parceria com Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a prefeitura, visa levar cidadania aos locais mais afastados.

Josimeire Gonçalves Beltrame aproveitou a oportunidade e trouxe os filhos Samuel Lucas Patel, de 13 anos e Roni Lúcio Patel, de 11 anos para solicitarem a carteira de trabalho e de identidade. “Fiquei sabendo da ação e nos organizamos para participar. Para nós que moramos praticamente isolados, achei bem importante, já que os meninos ainda não tinham suas documentações”, avalia a mãe.

Adriano Goulart, de 17 anos também ficou emocionado em tirar sua carteira de trabalho. “Já trabalho em lavoura com minha família, mas agora posso efetivamente procurar meu primeiro emprego”, felicitou o jovem.

Conforme o MDA, o programa tem como objetivo emitir documentos civis e trabalhistas para quem ainda não tem tanto primeira como segunda via. A intenção é proporcionar acesso aos serviços e garantir a inclusão social e o resgate da cidadania, dando acesso à população a vários serviços públicos gratuitamente.

Das 9h às 16h, na Escola do Campo “Jorge Carlos Ferreira”, foram emitidos carteiras de identidade e de trabalho, CPF, prestados orientações de saúde com aferição de pressão arterial, informações sobre atualização do Cadastro Único (CadÚnico), INSS, Bolsa Família, corte de cabelo, fotografias e oficina de artesanato. No total, 200 atendimentos foram realizados na edição.

Para a coordenadora da Secretaria de Assistência Social de Nova Mutum, Marlene Bueno de Camargo, a avaliação é positiva quanto ao número de serviços oferecidos. “Por ser uma comunidade distante e com problemas de logística/locomoção, já que a maioria da população de em torno de mil moradores residem em sítios e outras propriedades rurais, acreditamos ter atingido um número considerável de pessoas”, frisa.

Segundo o Incra, os próximos municípios atendidos com a ação serão Santa Rita do Trivelato (ontem), Lucas do Rio Verde, Sorriso, Sinop, Santa Carmem e Cláudia.

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mulher foge ao ver viatura, deixa casa aberta e policiais localizam tabletes de cocaína em Mato Grosso

Policiais militares do 10º Batalhão apreenderam quatro tabletes e...

Motociclista bate em lateral de ponte e morre em Mato Grosso

Um homem identificado como Sandovaldo Santos Alves, de 55...
PUBLICIDADE