domingo, 6/julho/2025
PUBLICIDADE

Nova Mutum: 200 atendimentos são realizados em mutirão na zona rural

PUBLICIDADE

Aproximadamente 200 atendimentos em serviços de documentação básica e orientações em saúde e assistência social foram realizados, ontem, durante o Mutirão da Cidadania, na Comunidade Pontal do Marape, a 150 quilômetros de Nova Mutum. A ação, proposta pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), desenvolvida por meio do do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural em parceria com Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a prefeitura, visa levar cidadania aos locais mais afastados.

Josimeire Gonçalves Beltrame aproveitou a oportunidade e trouxe os filhos Samuel Lucas Patel, de 13 anos e Roni Lúcio Patel, de 11 anos para solicitarem a carteira de trabalho e de identidade. “Fiquei sabendo da ação e nos organizamos para participar. Para nós que moramos praticamente isolados, achei bem importante, já que os meninos ainda não tinham suas documentações”, avalia a mãe.

Adriano Goulart, de 17 anos também ficou emocionado em tirar sua carteira de trabalho. “Já trabalho em lavoura com minha família, mas agora posso efetivamente procurar meu primeiro emprego”, felicitou o jovem.

Conforme o MDA, o programa tem como objetivo emitir documentos civis e trabalhistas para quem ainda não tem tanto primeira como segunda via. A intenção é proporcionar acesso aos serviços e garantir a inclusão social e o resgate da cidadania, dando acesso à população a vários serviços públicos gratuitamente.

Das 9h às 16h, na Escola do Campo “Jorge Carlos Ferreira”, foram emitidos carteiras de identidade e de trabalho, CPF, prestados orientações de saúde com aferição de pressão arterial, informações sobre atualização do Cadastro Único (CadÚnico), INSS, Bolsa Família, corte de cabelo, fotografias e oficina de artesanato. No total, 200 atendimentos foram realizados na edição.

Para a coordenadora da Secretaria de Assistência Social de Nova Mutum, Marlene Bueno de Camargo, a avaliação é positiva quanto ao número de serviços oferecidos. “Por ser uma comunidade distante e com problemas de logística/locomoção, já que a maioria da população de em torno de mil moradores residem em sítios e outras propriedades rurais, acreditamos ter atingido um número considerável de pessoas”, frisa.

Segundo o Incra, os próximos municípios atendidos com a ação serão Santa Rita do Trivelato (ontem), Lucas do Rio Verde, Sorriso, Sinop, Santa Carmem e Cláudia.

 

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Dois morrem após carretas colidirem e pegarem fogo em rodovia de Mato Grosso

Dois condutores, de idades não informadas, foram encontrados sem...

Apostas de Mato Grosso ganham mais R$ 52 mil na loteria

Uma aposta de Santo Afonso (257 km de Cuiabá)...

Queimada de grandes proporções atinge área de mata em Sinop

Uma queimada de grandes proporções atingiu uma área de...

Caminhonete capota após colidir com carro em Sinop

A batida ocorreu entre uma caminhonete Toyota Hilux e...
PUBLICIDADE