Sinop e municípios da região ficaram mais uma vez sem acesso à internet por mais de três horas. O serviço disponibilizado pela operadora BrasilTelecom/Oi parou de funcionar pouco antes das 13h e retornou por volta das 16h40. Só Notícias entrou em contato com a empresa e esta informou que não sabia o motivo da suspensão do fornecimento do serviço.
No mês passado, houve uma interrupção por mais de três horas. Conforme Só Notícias já informou, o Procon de Sinop aplicou, em primeira instância, multa contra a Oi/Brasil Telecom. A decisão foi multada em R$ 3,5 milhões em função das interrupções dos serviços de telefonia e internet ocorridos em 2011, no município. Algumas interrupções chegaram a durar até 13 horas.
Na ocasião, as entidades do município como Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial e Empresarial de Sinop (ACES), Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad) acionaram o órgão por causa de prejuízos causados por problemas no fornecimento do serviço. No comércio, por exemplo, as vendas feitas com cartões, emissões de notas fiscais, entre outros, ficaram prejudicadas.
O Ministério Público Federal (MPF) propôs um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), no qual a empresa reconheceria a falta de qualidade do serviço de internet e se comprometia no cumprimento de ações para evitar novas falhas, além de ressarcir os consumidores prejudicados. Porém, a empresa não assinou o documento.
(Atualizada às 16h50)