PUBLICIDADE

Nortão: testes apontam a viabilidade do girassol na cadeia produtiva

PUBLICIDADE

Testes apontarão a viabilidade de diferentes cultivares para o Nortão continuam sendo realizados. Desde fevereiro, Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), de Sinop, em parceria com Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), mantém em um campo experimental, bairro Alto da Glória, o plantio de girassol em aproximadamente cinco mil metros quadrados. O trabalho visa apurar a adaptação, resistência e a produtividade.

De acordo com o coordenador de pesquisas Marcelo Moulin, foram introduzidos diferentes exemplares, para verificar qual melhor se adequa. Pelo acompanhamento, poderão constatar ainda o grau de crescimento da planta, resistência à doenças, entre outros fatores.

“De posse destes dados, saberemos quais materiais são melhores. Os testados aqui também o são em outros ambientes, épocas diferentes, este é o procoesso”, declarou, ao Só Notícias/Agronotícias. Para Moulin, o girassol, pode ser utilizado pelo produtor como alternativa para sua produção.

Ele destaca que em alguns municípios, há inserção por meio da integração lavoura-pecuária. A estimativa, segundo o pesquisador, é que em junho ocorra a colheita do girassol plantado na área experimental. “Antes da colheita vamos fazer esta avaliação”, salientou.

O girassol é uma das opções para produção de biocombustível porque apresenta elevado teor de óleo nos grãos (38% a 53%) e ampla adaptação às diversas regiões brasileiras, conforme aponta a Embrapa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Apostadores de Sinop e Sorriso ganham prêmio na Quina

Dois apostadores de Sinop e Sorriso acertaram, ontem à...

Caminhão tanque bate em árvore em rodovia em Mato Grosso

O acidente com o caminhão tanque carregado com resíduos...
PUBLICIDADE