O Observatório de Sismologia da UNB – Universidade de Brasília- vai instalar no Nortão, em uma fazenda que fica entre Porto dos Gaúchos e Tabaporã (cerca de 150 km de Sinop) o primeiro observatório sísmico para monitorar tremores de terras e abalos. A unidade vai monitorar a região e enviar para a central, em Brasília, informações detalhadas sobre eventuais abalos. A informação foi confirmada pelo chefe do observatório da universidade, Lucas Vieira Barros, ao Diário de Cuiabá.
Desde 1955 há abalos sísmicos entre Porto dos Gaúchos e Tabaporã. Neste ano houve o maior tremos que foi de 6,6 graus na Escala Richter (que vai ate 10). Ao todo, o Observatório de Sismologia da UNB já registrou pelo menos 4 a 5 mil tremores. Outros 1.600 tiveram magnitude variada entre 1 e 2 graus. Em abril de 2005, por exemplo, nos dias 14, 15 e 16 houve abalos. No dia 23, ocorreu um dos maiores tremores de terra da história, chegando a 5,2 graus.
Lucas estará no Nortão, em alguns dias, para acompanhar a instalação dos equipamentos do observatório que emitirá os dados em tempo real para análise dos especialistas. Desde 1998, ele e a equipe da UNB analisam os dados emitidos pela estação do Nortão, mas para ter acesso às informações, depende da ida de um técnico diariamente até a estação para fazer a leitura dos dados que vão, depois, pelos Correios. Os valores investidos para instalar esta unidade não foram confirmados.
(Atualizada às 09:12hs)