segunda-feira, 9/fevereiro/2026
PUBLICIDADE

Nortão: supermercados são interditados por vender carne irregular

PUBLICIDADE

O Ministério Público Estadual (MPE) obteve liminares que garantem a interdição de dez estabelecimentos comerciais, em Nova Ubiratã, com intuito de impedir a venda de carne não inspecionada. Segundo o MPE, os referidos supermercados estavam comercializando produtos de origem animal sem qualquer inspeção ou controle sanitário, colocando em risco a saúde dos consumidores.

De acordo com a decisão, caso os estabelecimentos não se abstenham de vender carne não inspecionada, terão que arcar com multa diária no valor de R$ 1 mil. O município, por sua vez, terá que efetuar a imediata interdição das dez empresas, sob pena de pagamento de multa diária no valor de R$ 1 mil. As liminares foram proferidas pelo juiz substituto, Arom Olímpio Pereira.

De acordo com o promotor Carlos Roberto Zarour César, a maioria da carne de origem animal consumida no município de Nova Ubiratã provem de abate clandestino. "A comercialização e o fornecimento de carnes não inspecionadas prejudicam o controle de zoonoses, além de causar uma série de doenças como toxoplasmose, teníase, cisticercose, brucelose e tuberculose", afirmou o promotor.

Segundo ele, tal prática também viola o direito à informação estabelecido no Código de Defesa do Consumidor, "posto que ao consumidor é omitido a origem ilícita do produto que está consumido, colocando-o nitidamente em situação de vulnerabilidade", disse o promotor.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

“Agora Q Q Esse” conquista título de melhor bloco carnavalesco de Cuiabá

Com alas e samba-enredo focados nas histórias dos antigos...

Município em Mato Grosso teve o maior volume de chuvas na região mês passado, aponta Inmet

Nota técnica sobre os principais fenômenos meteorológicos que ocorreram...

Bombeiros resgatam mulher em MT que se segurou em árvore após ser levada por correnteza

Bombeiros militares resgataram, ontem, uma mulher em risco iminente...
PUBLICIDADE