sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Nortão: SEMA é notificada e cancela audiências da instalação de usina

PUBLICIDADE

As audiências que seriam realizadas, nesta semana, nas cidades de Ipiranga do Norte, Sorriso, Sinop, Itaúba e Claudia, sobre a implantação da usina hidrelétrica em Sinop, para ampliar a geração de energia elétrica na região, foram canceladas pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente. A publicação saiu no Diário Oficial, hoje, assinada pelo secretário Salatiel Alves de Araújo. A decisão partiu seguindo a notificação recomendatória emitida, na sexta-feira, pela promotora Audrey Ility, da terceira promotoria de Justiça Cível.

A audiência teria objetivo de apresentar o relatório de impacto ambiental da usina. Conforme a notificação, as novas datas deverão ser divulgadas com pelo menos 45 dias de antecedência, sendo divulgadas pela imprensa. As novas datas não foram confirmadas, porém, a Secretaria de Meio Ambiente de Sinop espera que ocorra em até três meses. “Pedimos o prazo de 90 dias para podermos fazer a análise da documentação. Aguardamos o deferimento deste pedido”, explicou, ao Só Notícias, o secretário municipal de Meio Ambiente, Rogério Rodrigues.

Conforme Só Notícias informou, o pedido de adiamento partiu do Conselho Municipal do Meio Ambiente sinopense, na última semana, que alegou não ter recebido a documentação para avaliação antes da realização da audiência. Já o Ministério Público apontou ainda que a população não havia sido “convidada” para a audiência, bem como os principais interessados, além de outros motivos.

A obra, conforme Só Notícias informou, será edificada na região do Castanhal, entre os municípios de Itaúba e Claudia, nas proximidades da fazenda Primavera. O lago deverá se formar em uma área de 30 mil hectares. Cerca 20 mil hectares são no município de Sinop (incluindo a Gleba Mercedes) e 10 mil em Itaúba, Claudia, Ipiranga do Norte e Sorriso. Cerca de 11 mil hectares são de áreas produtivas, com agricultura e pecuária. A previsão é de que mais 3 mil hectares sejam usados (100 metros das margens) como área de preservação permanente, depois da barragem cheia.

Os trabalhos de construção estão previstos para iniciar em 2012, gerando 3 mil empregos durante a construção. O investimento na usina hidrelétrica em Sinop será de aproximadamente R$ 2 bilhões incluindo as indenizações, além da edificação de uma nova ponte na MT-220 -Sinop-Juara- pois a atual esta em nível abaixo de onde ficará a represa e será coberta pelas águas.

Leia ainda
Nortão: SEMA é notificada e cancela audiências da instalação de usina

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Apostador de Mato Grosso fatura quase R$ 50 mil na Mega-Sena

O apostador de Tangará da Serra (252 km de...

Caminhoneiro encontra jiboia “escondida” em carreta no Nortão

Um caminhoneiro avistou a jiboia-constritora (boa constrictor) durante parada...

Ciclista é atropelado por carro em Sinop

O atropelamento de um ciclista por um automóvel, marca...
PUBLICIDADE