PUBLICIDADE

Nortão: SEMA é notificada e cancela audiências da instalação de usina

PUBLICIDADE

As audiências que seriam realizadas, nesta semana, nas cidades de Ipiranga do Norte, Sorriso, Sinop, Itaúba e Claudia, sobre a implantação da usina hidrelétrica em Sinop, para ampliar a geração de energia elétrica na região, foram canceladas pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente. A publicação saiu no Diário Oficial, hoje, assinada pelo secretário Salatiel Alves de Araújo. A decisão partiu seguindo a notificação recomendatória emitida, na sexta-feira, pela promotora Audrey Ility, da terceira promotoria de Justiça Cível.

A audiência teria objetivo de apresentar o relatório de impacto ambiental da usina. Conforme a notificação, as novas datas deverão ser divulgadas com pelo menos 45 dias de antecedência, sendo divulgadas pela imprensa. As novas datas não foram confirmadas, porém, a Secretaria de Meio Ambiente de Sinop espera que ocorra em até três meses. “Pedimos o prazo de 90 dias para podermos fazer a análise da documentação. Aguardamos o deferimento deste pedido”, explicou, ao Só Notícias, o secretário municipal de Meio Ambiente, Rogério Rodrigues.

Conforme Só Notícias informou, o pedido de adiamento partiu do Conselho Municipal do Meio Ambiente sinopense, na última semana, que alegou não ter recebido a documentação para avaliação antes da realização da audiência. Já o Ministério Público apontou ainda que a população não havia sido “convidada” para a audiência, bem como os principais interessados, além de outros motivos.

A obra, conforme Só Notícias informou, será edificada na região do Castanhal, entre os municípios de Itaúba e Claudia, nas proximidades da fazenda Primavera. O lago deverá se formar em uma área de 30 mil hectares. Cerca 20 mil hectares são no município de Sinop (incluindo a Gleba Mercedes) e 10 mil em Itaúba, Claudia, Ipiranga do Norte e Sorriso. Cerca de 11 mil hectares são de áreas produtivas, com agricultura e pecuária. A previsão é de que mais 3 mil hectares sejam usados (100 metros das margens) como área de preservação permanente, depois da barragem cheia.

Os trabalhos de construção estão previstos para iniciar em 2012, gerando 3 mil empregos durante a construção. O investimento na usina hidrelétrica em Sinop será de aproximadamente R$ 2 bilhões incluindo as indenizações, além da edificação de uma nova ponte na MT-220 -Sinop-Juara- pois a atual esta em nível abaixo de onde ficará a represa e será coberta pelas águas.

Leia ainda
Nortão: SEMA é notificada e cancela audiências da instalação de usina

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Veículos ficam danificados após colisão em cruzamento em Sorriso

Dois veículos ficaram bastante danificados após colidirem no cruzamento...

Apostadores de Sinop e Sorriso ganham prêmio na Quina

Dois apostadores de Sinop e Sorriso acertaram, ontem à...

Caminhão tanque bate em árvore em rodovia em Mato Grosso

O acidente com o caminhão tanque carregado com resíduos...
PUBLICIDADE