As diversas operações realizadas nas últimas semanas, pela Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema) resultaram na apreensão de mais de 1,1 mil quilos de pescado irregular, animais silvestres, caças, armas. Em Porto dos Gaúchos (150km de Sinop) fiscais flagraram a maior quantidade. Apenas em um estabelecimento (flutuante) agentes encontraram 559kg de peixes.
Além de não haver documentação exigida por lei para transporte e armazenamento, alguns peixes estavam abaixo da medida estabelecida por lei e, o estoque de filetado, acima do permitido. A lei estadual prevê 150 quilos mas agentes encontraram 190 quilos.
O coordenador da operação, Ronaldo Aparecido Pinheiro, explica que ainda em Porto dos Gaúchos, desta vez em uma casa, servidores flagraram 5 tatus congelados, 3 pacas, 2 espingardas, munições utilizadas na caça e mais 1 freezer, 13 pássaros, 16 gaiolas e 16 alçapões. Os pontos fiscalizados foram identificados mediante denúncias e pelo serviço de inteligência da secretaria.
Na sexta-feira (25), em Porto, foi encontrada em uma casa 450 quilos de peixes fora de medida, sem documentação e com sinais de pesca predatória. Outros 50 quilos de caça, animais silvestres, 13 espingardas, garrucha, revólver calibre 38 foram localizados. Uma vasta quantidade de munição foi encontrada também. Havia 167 cartuchos de vários calibres; 165 balas de calibre 22; 13 balas de calibre 38; 3 freezers; 2 motorsserra. As polícias Civil e Militar deram apoio no atendimento da ocorrência, por envolver arma de fogo.
Nesta semana, em Juara, foram apreendidos cerca de 159 quilos de pescado além de animais e gaiolas.