Ficou para julho a abertura da licitação que vai definir as empresas que executarão as obras de recuperação e recapeamento de 265 quilômetros da BR-163 na região Norte. Inicialmente, a projeção era que ocorresse ainda este mês. De acordo com o Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (DNIT), as propostas devem ser entregues até 8 de julho. A abertura será feita somente após a análise de documentação das empreiteiras participantes. Caso tenham atendido todos os critérios, concorrem ao processo.
O percurso que receberá as melhorias foi dividido em quatro lotes, entre Lucas do Rio Verde e Nova Santa Helena. No primeiro, são 64,3 km, entre Lucas e Sorriso. Entre Sorriso e Sinop são mais 82,3 km, no lote 2. O terceiro trecho vai até o entroncamento da MT-320, de 63,3 km. O restante, até Santa Helena, são mais 56 km.
O prazo para execução das obras é de 18 meses e os investimentos devem chegar a, proximadamente, R$160 milhões. Ainda, constam no projeto, a construção de acostamento e outros serviços.
A mesma obra será lançada hoje, pelo ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, em Rondonópolis. Ele também vai participar do lançamento da urbanização e duplicação do trecho da BR-364/163, entre o Posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na saída para Cuiabá até o Córrego Lourencinho, saída para Goiás.